top of page

técnica de relaxamento e respiração e seu manejo no controle da ansiedade

O medo é uma resposta natural do corpo a situações de perigo. São comuns reações como atacar, correr e até paralisar. Mas quando este medo se torna excessivo e atrapalha a vida diária pode estar relacionado a um Transtorno de ansiedade, que está atrelado a medos e preocupações referentes ao futuro.

 
Alguns sintomas como: fadiga, insônia, inquietação, irritabilidade, pensamentos indesejados, preocupações excessivas, são sintomas físicos, cognitivos e comportamentais característicos deste transtorno.


O tratamento é feito através de psicoterapia e psicofarmacologia. A terapia cognitiva comportamental (TCC) tem se mostrado eficaz no tratamento da ansiedade, pois faz uso de técnicas focadas no transtorno visando uma melhora mais rápida.


O tratamento da TCC para transtornos da ansiedade abrange técnicas tanto cognitivas quanto comportamentais, que visam entre outras coisas, a extinção do medo, ajudam no aumento da auto eficácia do tratamento e também trabalham juntamente com os pacientes o corpo que encontra - se normalmente tencionado devido ao aumento da ansiedade.


No que diz respeito a questão corporal é comum a realização de técnicas de relaxamento como: respiração diafragmática, relaxamento passivo e relaxamento progressivo.


A respiração diafragmática trata-se de uma técnica de relaxamento que visa a diminuição da ansiedade, impede a hiperventilação e diminui a tensão muscular. Nessa técnica, pede-se que o indivíduo preste atenção em sua própria respiração e identifique os movimentos de inspirar e expirar. Em seguida, pede-se que respire lenta e pausadamente, inspirando por três segundos, segurando a respiração por mais três segundos e soltando a respiração pela boca por seis segundos.


A técnica de relaxamento passivo consiste em pedir para que o indivíduo relaxe cada parte do corpo. A atenção deve estar voltada ao relaxamento de um membro; depois se focaliza a atenção no relaxamento de outro membro, e assim por diante, fazendo com que a atenção esteja focada somente no relaxamento do corpo, tirando a atenção dos pensamentos e sintomas ansiosos.


A técnica de relaxamento progressivo implica em tencionar e, a seguir, relaxar os vários conjuntos musculares do corpo por aproximadamente 10 segundos, prestando atenção às sensações nos músculos tensos. A seguir, pede-se que se relaxem os músculos rapidamente e que se preste atenção nos contrastes entre as sensações de tensão e relaxamento. Essa técnica ajuda o indivíduo a observar as sensações das áreas de tensão no corpo, a diferença entre estas e a sensação de relaxamento. Depois dessa reflexão sobre as sensações, pede-se que se faça o mesmo com o próximo grupo de músculos. Esta técnica visa ajudar o paciente a identificar em quais momentos seu corpo se encontra mais tenso, para que se possa praticar o relaxamento, contendo assim, os sintomas da ansiedade nesses momentos.

bottom of page